Pular para o conteúdo principal

5 passos para prescrever uma planilha de corrida de rua



Buenas!!!!

Profissionais e Acadêmicos de Educação Fisica


Hoje a conversa é com você Profissional e Acadêmico de Educação Física que já prescreve ou pretende trabalhar com corrida de rua.
Elaborar uma planilha de treinamento é parte de um Programa de Treinamento. É preciso entender que ela faz parte de um sistema e não pode ser analisada isoladamente.
Acredito que estamos num momento bastante delicado para o Educador Físico. Estamos disputando com planilhas de revistas, aplicativos e musa fitness, que "guiam" o treinamento de pessoas que não têm o cuidado de buscar orientações especializada.
Nesse cenário, a corrida de rua tem crescido (e muito) e com isso o número de praticantes sem orientação tem criado uma grande quantidade de lesões e frustrações. Na maioria das vezes, fruto da sobrecarga errada e falta de técnica adequada.
A solução para nós Profissionais e Acadêmicos é estudar muito e elaborar estudar muito e prescrever um Programa de Treinamento específico e individualizado. Ou seja, específico para a modalidade trabalhada e individualizada para o nível do seu aluno/atleta.

5 Passos para prescrever uma planilha de corrida de rua

Não tenho a pretensão de esgotar o assunto ou sugerir uma saída milagrosa. Mas estes passos podem te ajudar.
Vamos entender que "planilha" é a distribuição dos treinos nas sessões. Distâncias, ritmo e intensidade. Tudo o que o aluno deve fazer. 
Considero que é complicado partir direto para a elaboração da planilha. Isso pode gerar muitos erros, como carga errada, sessões mal distribuídas (aluno não tem tempo para fazer tudo....)
Uma ideia é seguir estes passos:

1º CONHEÇA O SEU ALUNO

Faça um diagnóstico do seu aluno:
- Anamnese: levantando histórico de lesões e experiência na modalide
- Classificação do nível: iniciante, intermediário, avançado ou atleta
- Solicite atestado médico: é fundamental para a segurança do aluno

2º CONHEÇA A MODALIDADE

Faça um diagnóstico da modalidade:
- Análise biomecânica: qual o gesto esportivo, qual a técnica mais adequada para a distância da prova
- Análise bioenergética: qual a duração da prova e a via energética predominantes
- Qualidades Físicas intervenientes: baseado na análise bioenergética defina quais as qualidades físicas mais importantes e a ordem de prioridade

3º DEFINA O PRAZO DO PLANO

Pode ser em função das datas das provas ou tempo que pretende treinar. O mínimo sugerido um plano de treinamento é 3 meses. Isso permite periodizar.

4º DEFINA QUANTOS DIAS E TEMPO PARA TREINAR

- Quantos dias por semana? Mínimo 3 vezes
- Quanto tempo cada sessão? Para corrida de rua, no mínimo 30 minutos por sessão

5º DEFINIR OS TIPOS DE TREINOS

Para tornar a sua prescrição mais eficiente, ela deve ser feita após os 4 passos iniciais.
Por que?
1) O programa será específico: você já terá o perfil da modalidade, qual duração e qualidades físicas que precisam ser trabalhadas e quais métodos e exercícios mais adequados
2) O programa será individualizado: você já terá o perfil do aluno/atleta. Seu nível e experiência, objetivos e tempo disponível para distribuir os treinos.

Distribua os treinos de acordo com o tempo da sessão
Distribua os Treinos Específicos: de corrida (longo, ritmo, estabilizador, regenerativo, intervalado)
Distribua os Treinos Complementares: força, flexibilidade e técnica

Jogue com o tempo da sessão, deixe os treinos de longo no final da semana e não coloque muito exercício complementar. Deixe para colocar mais complementar nos dias de corrida regenerativa.
Mas não deixe de ter na semana os treinos específicos e complementares.

Depois de tudo isso feito, prescrever a planilha será mais próximo do ideal. Os ajustes são para calibrar a carga e ajustar alguns detalhes. Mas o erro será bem menor que partir direto para a prescrição.

Bom, espero que você tenha curtido!

Visite o nosso site www.treinoeficiente.com e acompanhe conteúdos especializados em Treinamento Desportivo.

Abraço e bons treinos
PAULO ROBERTO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO

Buenas!!! ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO! Primeiro, quero compartilhar com vocês a satisfação que tenho de contar com mais uma plataforma para nossos conteúdos: o Site do TREINO EFICIENTE ( www.treinoeficiente.com ). Os cursos e serviços estão organizados e logo teremos mais novidades!!  confira ! FADIGA Hoje, ao preparar o material para o Curso de Periodização (em  breve ), revisei a fadiga dentro do treinamento desportivo. É um ponto decisivo no treinamento, sobretudo esportes de resistência. A fadiga faz parte do processo de adaptação: E como tal, precisamos entender as suas manifestações para favorecer a adaptação do treino. DEFINIÇÃO Diminuição da capacidade de rendimento como reação às cargas de treinamento (G. Manso et al, 1996, citado por Verdugo, 1997) É um fenômeno passageiro e reversível. Ou seja, ocorre a redução da capacidade, porém, após um período adequado de recuperação, o estado de equilíbrio deve voltar. O estado crônico de

Elaboración de la Temporada Deportiva

Buenas!!! Periodizar el entreinamento és el camino para direccionar su mejor rendimiento para las principales pruebas de su temporada deportiva. Periodización és la división de su temporada en períodos y fases, con objetivos correspondientes. Eso permite conducir su prepararión para que su performance máxima sea en el período deseado. Lo que debe coincidir con su prueba principal. El problema de un entrenamiento sin periodización és el resultado aleatório, o sea, el deportista alcanza su máximo disempeño fuera de la época prevista (competencias principales). En la práctica: se llega al record personal en un simples entrenamiento. Cuando llega la prueba, estás cansado o en baja de rendimiento. Con la división en períodos y fases, su preparación táctica, física y psicológica será progressiva y programada para sus objetivos. Como hacerlo ? Definir la fecha de la Prueba Principal Dividir el macrociclo (número total de semanas): período preparatório / período competitivo / perío

ORGANIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE EXERCÍCIOS

ORGANIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE EXERCÍCIOS Os estímulos do treinamento físico são aplicados através dos exercícios. Qualquer atividade física realizada pelo atleta conduz a alterações bioquímicas, fisiológicas e psicológicas (Forteza, 2007, apud, Bompa, 1993). O direcionamento do treinamento depende das condições de realização dos exercícios: duração, intervalos, intensidade, etc... Porém, uma questão fundamental é a escolha dos exercícios. Elaborar um catálogo de exercícios para a modalidade específica reduz a margem de erro e torna o plano de treinamento mais eficiente. A seleção das tarefas motoras (exercícios) dependerão da relação da condição física do indivíduo e a carga de treinamento. Como escolher? Defina critérios que atendam ao objetivo do plano de treinamento: desempenho esportivo ou fitness. O trabalho é facilitado quando o profissional define critérios para a seleção. Os critérios são traduzidos pelas “classificações dos exercícios”. E a confusão oc

Lista VIP