Pular para o conteúdo principal

ORGANIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE EXERCÍCIOS

ORGANIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE EXERCÍCIOS

Os estímulos do treinamento físico são aplicados através dos exercícios.
Qualquer atividade física realizada pelo atleta conduz a alterações bioquímicas, fisiológicas e psicológicas (Forteza, 2007, apud, Bompa, 1993).
O direcionamento do treinamento depende das condições de realização dos exercícios: duração, intervalos, intensidade, etc...
Porém, uma questão fundamental é a escolha dos exercícios. Elaborar um catálogo de exercícios para a modalidade específica reduz a margem de erro e torna o plano de treinamento mais eficiente.
A seleção das tarefas motoras (exercícios) dependerão da relação da condição física do indivíduo e a carga de treinamento.

Como escolher?
Defina critérios que atendam ao objetivo do plano de treinamento: desempenho esportivo ou fitness.
O trabalho é facilitado quando o profissional define critérios para a seleção.
Os critérios são traduzidos pelas “classificações dos exercícios”. E a confusão ocorre pela variedade de classificações, de acordo com os autores e as finalidades de aplicação.
Classificação dos exercícios, de acordo com:
- REGIME DE CONTRAÇÃO: estático ou dinâmico
- ESTRUTURA DO MOVIMENTO: cíclico, acíclico ou misto
- VOLUME DE MASSA MUSCULAR ATIVA: global, regional ou localizado (indicado para condicionamento geral ou perda de peso, pois o volume envolvido altera o gasto energético)
- MEDIDA DE SEMELHANÇA COM O EXERCÍCIO COMPETITIVO: Preparatório Geral, Preparatório Especial e Competitivo
- POTENCIAL DE TRANSFERÊNCIA: específico e complementar

Para o treinamento esportivo, qual o indicado?
Depende da relação da carga com a condição física do indivíduo. Deve haver bom senso e cautela.
Na preparação física atual, a classificação em função da semelhança com o exercício competitivo tem sido bastante empregada na elaboração do catálogo de treinamento. Acredito que esse critério atende duas necessidades (tendências) atuais: especialização da carga de treinamento e período de aplicação da carga

Medida e Semelhança com o exercício competitivo:
1) Exercício Preparatório Geral: É o exercício que tem ou não semelhança com os principais exercícios competitivos
2) Exercício Preparatório Especial: É o exercício muito parecido com os exercícios competitivos. A intensidade, volume e estrutura podem ser adaptados.
3) Exercício Competitivo: É o exercício que representa a solução da tarefa locomotora e fisiológica do esporte, realizada de acordo com as regras da modalidade.
- A diferença é que são realizados em condições de treino (sem o clima de competição
Na prática?
Sugiro 3 passo: Classificar os exercícios, elaborar o catálogo e distribuir nas planilhas.

1) Classificar
MODALIDADE: Corrida de Rua (especialista em 10 km)
EXERCÍCIO GERAL: Agachamento com barra (objetivo: força)
EXERCÍCIO PREPARATÓRIO ESPECIAL: Treino intervalado/8x400m, intervalo 90s (objetivo: resistência anaeróbica)
EXERCÍCIO COMPETITIVO: Treino de Ritmo: 7 km / pace de competição

2) Elaborar o catálogo:
Após a seleção, organizar de acordo com a finalidade ou período que o exercício será usado
Exemplos: Exercícios para aquecimento, período de preparação, período competitivo, etc...
3) Distribuir nas planilhas: para mais informações, leia sobre periodização

Dica do treinador:
Foco na estrutura do exercício (como é realizado).
Apesar do movimento de correr ser igual, a analogia com a estrutura de competição indica o grau do efeito de transferência treinamento/competição. Ou seja, correr mais rápido foge do ritmo de competição da prova de 10 km, logo, segue sendo o mesmo exercício (corrida), porém, afasta-se um pouco da estrutura competitiva (ritmo da prova). A transferência do seu efeito é condicionante, porém, de caráter especial.

Bom, agora é práticar:

TAREFA SUGERIDA: Elaboração do Catálago de Exercícios

1) Defina a modalidade:
2) Classifique os exercícios
- junte todos os exercícios que você conhece
- defina o critério que atende suas necessidades
- pesquise e estude as condições de execução de cada (dê preferência para os exercícios que você gosta ou saberá demonstrar)
3) Elabore o catálogo
- organize de acordo com as classificações escolhidas.
Dica do treinador: identifique o exercício pelo nome, com fotos, vídeos, anotações pessoais,
4) Distribua nas planilhas
- elabore uma planilha para um microciclo do período de preparação geral
Dica do treinador: consulte sobre periodização


DISCUSSÃO DO CONTEÚDO
Convido para postarem ou enviarem seus resultados da tarefa, dúvidas, sugestões ou dicas para postagens
Acredito (e muito) que a melhor forma de aprender é compartilhar!


Abraço e bons treinos!!!


Prof Es Paulo Roberto da Silva
CREF 017040-G/RS







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO

Buenas!!! ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO! Primeiro, quero compartilhar com vocês a satisfação que tenho de contar com mais uma plataforma para nossos conteúdos: o Site do TREINO EFICIENTE ( www.treinoeficiente.com ). Os cursos e serviços estão organizados e logo teremos mais novidades!!  confira ! FADIGA Hoje, ao preparar o material para o Curso de Periodização (em  breve ), revisei a fadiga dentro do treinamento desportivo. É um ponto decisivo no treinamento, sobretudo esportes de resistência. A fadiga faz parte do processo de adaptação: E como tal, precisamos entender as suas manifestações para favorecer a adaptação do treino. DEFINIÇÃO Diminuição da capacidade de rendimento como reação às cargas de treinamento (G. Manso et al, 1996, citado por Verdugo, 1997) É um fenômeno passageiro e reversível. Ou seja, ocorre a redução da capacidade, porém, após um período adequado de recuperação, o estado de equilíbrio deve voltar. O estado c...

Curso Online de Periodização do Treinamento Desportivo

Curso completo para a periodização de esportes de resistência. Sistema de gestão da periodização seguindo as fases: Diagnóstico, Planejamento, Aplicação e Controle. O curso oferece 25 videos, divididos em 6 módulos. Além dos vídeos, o curso conta com material didático do conteúdo apresentado, planilhas de Macrociclo, Mesociclo e microciclo e organização da periodização. Conheça e aplique a estrutura de preparação para que o seu aluno/atleta apresente o melhor desempenho esportivo nas provas e períodos determinados. Isso é periodização. Investimento: apenas R$ 85,00 Aprenda a prescrever um treinamento periodizado e direcione o melhor resultado do seu aluno ou atleta para as provas principais.  Não perca tempo! Inscrições e informações www.treinoeficiente.com

Quanto custa ser atleta amador?

Buenas!!! Quando um atleta decide treinar e competir regularmente, além dos limites físicos, terá como desafio o investimento no esporte. Mas afinal, quanto custa ser atleta amador? Essa é uma pergunta que vai depender da modalidade. Parece óbvio, mas vamos iniciar assim. Desde já, garanto que o investimento não dependerá exclusivamente de dinheiro.  Podemos dividir os gastos em duas categorias: valores monetários e valores psicossociobiológicos. Claro que a discussão conceitual pode ser maior, mas ajuda a tratar do assunto neste momento. Valores Monetários O seu orçamento irá limitar o esporte. Fator decisivo: condição financeira ou oportunidade de apoio/patrocínio São mais fáceis de contabilizar (não fáceis de pagar), seus valores são objetivos e serão levantados no planejamento inicial do treinamento. No nível amador, temos: Equipamento : vai do nível mínimo até os acessórios. Informe-se sobre o material obrigatório para poder participar. Inscrições para provas : o ...

Lista VIP