Pular para o conteúdo principal

Preparação Física para Concursos - como treinar para Barra Fixa

Buenas!!!
Pesquisas apontam entre 40 e 50% de reprovação em testes físicos para concursos públicos.
Um dos principais motivos é a reprovação na barra fixa
Vários concursos exigem a realização de barra, com mãos em pronação (pegada com a mão voltada para frente) ou supinada (pegada com a mão voltada para o seu rosto).
Hoje vamos conversar sobre orientações gerais de como treinar para a barra fixa para quem está com dificuldades.
Essa metodologia eu aplico nos meus alunos e tem apresentado bons resultados.
Considerações:
1) Treino de barra é na barra - mesmo que não complete uma barra, faça o máximo de treino na barra fixa.
2) Entre 0 e 1 barra o treino é de força pura - treino com poucas repetições/tentativas e pausas longas. Por exemplo: 03 repetições com pausa de 2 minutos. Mesmo que não passe o queixo, sobe até onde consegue e descansa 2 minutos.
3) Treinos em dias alternados - Não adianta treinar todos os dias, o músculo não vai descansar e você vai regredir. Treino dia sim, dia não.
4) Treine em dupla - Peça ajuda para alguém. O executante toma a posição correta da barra e o auxiliar segura as pernas para ajudar a subir. O executante sobe até onde consegue e a pessoa auxilia o suficiente para completar a barra. Atenção: pernas devem ficar esticadas, não dobradas.
5) Use uma barra de verdade - Fazer o treino numa barra de aparelho de musculação não é a mesma coisa. A pegada é diferente e a posição não vai ser a mesma. A altura do aparelho obriga você a dobrar as pernas, isso altera totalmente o exercício.
Importante, essas são orientações, prescrição do treino depende da condição de cada um e do tempo que tem para a prova.
Quer saber mais?
acesse: www.paulorobertosilva.com.br
Solicite orientação.
Bons treinos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO

Buenas!!! ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO! Primeiro, quero compartilhar com vocês a satisfação que tenho de contar com mais uma plataforma para nossos conteúdos: o Site do TREINO EFICIENTE ( www.treinoeficiente.com ). Os cursos e serviços estão organizados e logo teremos mais novidades!!  confira ! FADIGA Hoje, ao preparar o material para o Curso de Periodização (em  breve ), revisei a fadiga dentro do treinamento desportivo. É um ponto decisivo no treinamento, sobretudo esportes de resistência. A fadiga faz parte do processo de adaptação: E como tal, precisamos entender as suas manifestações para favorecer a adaptação do treino. DEFINIÇÃO Diminuição da capacidade de rendimento como reação às cargas de treinamento (G. Manso et al, 1996, citado por Verdugo, 1997) É um fenômeno passageiro e reversível. Ou seja, ocorre a redução da capacidade, porém, após um período adequado de recuperação, o estado de equilíbrio deve voltar. O estado c...

Curso Online de Periodização do Treinamento Desportivo

Curso completo para a periodização de esportes de resistência. Sistema de gestão da periodização seguindo as fases: Diagnóstico, Planejamento, Aplicação e Controle. O curso oferece 25 videos, divididos em 6 módulos. Além dos vídeos, o curso conta com material didático do conteúdo apresentado, planilhas de Macrociclo, Mesociclo e microciclo e organização da periodização. Conheça e aplique a estrutura de preparação para que o seu aluno/atleta apresente o melhor desempenho esportivo nas provas e períodos determinados. Isso é periodização. Investimento: apenas R$ 85,00 Aprenda a prescrever um treinamento periodizado e direcione o melhor resultado do seu aluno ou atleta para as provas principais.  Não perca tempo! Inscrições e informações www.treinoeficiente.com

Quanto custa ser atleta amador?

Buenas!!! Quando um atleta decide treinar e competir regularmente, além dos limites físicos, terá como desafio o investimento no esporte. Mas afinal, quanto custa ser atleta amador? Essa é uma pergunta que vai depender da modalidade. Parece óbvio, mas vamos iniciar assim. Desde já, garanto que o investimento não dependerá exclusivamente de dinheiro.  Podemos dividir os gastos em duas categorias: valores monetários e valores psicossociobiológicos. Claro que a discussão conceitual pode ser maior, mas ajuda a tratar do assunto neste momento. Valores Monetários O seu orçamento irá limitar o esporte. Fator decisivo: condição financeira ou oportunidade de apoio/patrocínio São mais fáceis de contabilizar (não fáceis de pagar), seus valores são objetivos e serão levantados no planejamento inicial do treinamento. No nível amador, temos: Equipamento : vai do nível mínimo até os acessórios. Informe-se sobre o material obrigatório para poder participar. Inscrições para provas : o ...

Lista VIP