Pular para o conteúdo principal

DICAS PARA O SEU PRIMEIRO DUATHLON


Buenas!!!
Corrida e ciclismo são dois dos esportes que mais crescem no Brasil. Quem pratica sabe o fascínio e paixão que estes esportes proporcionam. São considerados estilos de vida.
Imagine juntar esses dois esportes em uma modalidade!!!
Esse é o Duathlon!
O Duathlon é um esporte combinado que alterna CORRIDA/PEDAL/CORRRIDA. O tempo é corrido, da largada até a chegada. As transições são computadas no tempo geral (não há intervalo).
Separei algumas dicas para te ajudar a encarar o primeiro duathlon:

Dica 1 - Correr ou pedalar é diferente de correr/pedalar

Essa é a primeira regra que você precisa entender. Não importa o quão bom você é na sua modalidade de origem, na hora da transição sua biomecânica será comprometida e a sua técnica será modificada. Duathletas, em geral, não são os melhores corredores ou os melhores ciclistas, mas são adaptados à combinação dos gestos de correr e pedalar, ou seja, conseguem manter um bom ritmo apesar das mudanças.

Dica 2 - Mantenha o ritmo 

 Não adianta você fazer o seu melhor tempo na primeira corrida e depois "quebrar". Ou fazer uma corrida muito fraca para tentar fazer o melhor pedal. Encontre seu ritmo e conserve energia para toda a prova. Não dê sprints e arrancadas sem necessidade.


Dica 3 - Treine as transições

Zona de transição

Espaço destinado para as trocas. Existe um cavalete ou suporte para colocar a bike. É delimitado por duas faixas ou pontos. Um marca o local de desembarque da bike, a partir dali, somente pode ir correndo ou caminhando. O outro marca o local que você pode montar na bike. Subir ou descer depois das linhas é motivo de penalização.
 O seu material fica no chão ou cesto próximo da bike. Não pode nunca ser colocado ou jogado fora. É motivo de penalização.

TREINO DAS TRANSIÇÕES
Transição 1 (T1) - Transição da 1ª corrida para o pedal
Treino: simule a transição - deixe a sua bike e material arrumado. Corra no mínimo 1 km e entre na sua zona de transição. Siga essa sequencia:
1º Coloque o capacete e afivele.
2º Troque o seu tênis pela sapatilha (se for o caso)
3º Retire a bike do cavalete
4º Corra do lado da bike, segurando-a pelo banco
5º Monte na bike somente depois da linha de montar (ou embarque)

Transição 2 (T2) - Transição do pedal para a 2ª corrida
Treino: simule a transição - deixe o material arrumado. Sinalize a linha de desembarque. Pedale no mínimo 5 km e entre na sua zona de transição. Siga essa sequencia:
1º Desça pouco antes da linha de desembarque
2º Corra ou caminhe até o seu box
3º Coloque a bike no cavalete ou escore ela (cuidado para não derrubar, hein!!)
4º Coloque os tênis (troque a sapatilha, se for o caso)
5º Comece a correr, passadas curtas e acelere gradualmente

Dica 4 - Sua meta é completar o 1º duathlon

Seja conservador, não pense em fazer o melhor tempo possível no seu primeiro duathlon.
Mantenha a técnica na corrida, pedale com qualidade. A eficiência mecânica é fundamental no duathlon.
Complete seu primeiro duathlon, sinta-se orgulhoso e, com certeza, você vai querer muito em fazer o segundo, terceiro.....
Esse é o duathlon!!
Bora encarar?!

Bons treinos
#CORREpedalaCORRE

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO

Buenas!!! ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO! Primeiro, quero compartilhar com vocês a satisfação que tenho de contar com mais uma plataforma para nossos conteúdos: o Site do TREINO EFICIENTE ( www.treinoeficiente.com ). Os cursos e serviços estão organizados e logo teremos mais novidades!!  confira ! FADIGA Hoje, ao preparar o material para o Curso de Periodização (em  breve ), revisei a fadiga dentro do treinamento desportivo. É um ponto decisivo no treinamento, sobretudo esportes de resistência. A fadiga faz parte do processo de adaptação: E como tal, precisamos entender as suas manifestações para favorecer a adaptação do treino. DEFINIÇÃO Diminuição da capacidade de rendimento como reação às cargas de treinamento (G. Manso et al, 1996, citado por Verdugo, 1997) É um fenômeno passageiro e reversível. Ou seja, ocorre a redução da capacidade, porém, após um período adequado de recuperação, o estado de equilíbrio deve voltar. O estado c...

Curso Online de Periodização do Treinamento Desportivo

Curso completo para a periodização de esportes de resistência. Sistema de gestão da periodização seguindo as fases: Diagnóstico, Planejamento, Aplicação e Controle. O curso oferece 25 videos, divididos em 6 módulos. Além dos vídeos, o curso conta com material didático do conteúdo apresentado, planilhas de Macrociclo, Mesociclo e microciclo e organização da periodização. Conheça e aplique a estrutura de preparação para que o seu aluno/atleta apresente o melhor desempenho esportivo nas provas e períodos determinados. Isso é periodização. Investimento: apenas R$ 85,00 Aprenda a prescrever um treinamento periodizado e direcione o melhor resultado do seu aluno ou atleta para as provas principais.  Não perca tempo! Inscrições e informações www.treinoeficiente.com

Quanto custa ser atleta amador?

Buenas!!! Quando um atleta decide treinar e competir regularmente, além dos limites físicos, terá como desafio o investimento no esporte. Mas afinal, quanto custa ser atleta amador? Essa é uma pergunta que vai depender da modalidade. Parece óbvio, mas vamos iniciar assim. Desde já, garanto que o investimento não dependerá exclusivamente de dinheiro.  Podemos dividir os gastos em duas categorias: valores monetários e valores psicossociobiológicos. Claro que a discussão conceitual pode ser maior, mas ajuda a tratar do assunto neste momento. Valores Monetários O seu orçamento irá limitar o esporte. Fator decisivo: condição financeira ou oportunidade de apoio/patrocínio São mais fáceis de contabilizar (não fáceis de pagar), seus valores são objetivos e serão levantados no planejamento inicial do treinamento. No nível amador, temos: Equipamento : vai do nível mínimo até os acessórios. Informe-se sobre o material obrigatório para poder participar. Inscrições para provas : o ...

Lista VIP