Pular para o conteúdo principal

DICAS PARA O SEU PRIMEIRO DUATHLON


Buenas!!!
Corrida e ciclismo são dois dos esportes que mais crescem no Brasil. Quem pratica sabe o fascínio e paixão que estes esportes proporcionam. São considerados estilos de vida.
Imagine juntar esses dois esportes em uma modalidade!!!
Esse é o Duathlon!
O Duathlon é um esporte combinado que alterna CORRIDA/PEDAL/CORRRIDA. O tempo é corrido, da largada até a chegada. As transições são computadas no tempo geral (não há intervalo).
Separei algumas dicas para te ajudar a encarar o primeiro duathlon:

Dica 1 - Correr ou pedalar é diferente de correr/pedalar

Essa é a primeira regra que você precisa entender. Não importa o quão bom você é na sua modalidade de origem, na hora da transição sua biomecânica será comprometida e a sua técnica será modificada. Duathletas, em geral, não são os melhores corredores ou os melhores ciclistas, mas são adaptados à combinação dos gestos de correr e pedalar, ou seja, conseguem manter um bom ritmo apesar das mudanças.

Dica 2 - Mantenha o ritmo 

 Não adianta você fazer o seu melhor tempo na primeira corrida e depois "quebrar". Ou fazer uma corrida muito fraca para tentar fazer o melhor pedal. Encontre seu ritmo e conserve energia para toda a prova. Não dê sprints e arrancadas sem necessidade.


Dica 3 - Treine as transições

Zona de transição

Espaço destinado para as trocas. Existe um cavalete ou suporte para colocar a bike. É delimitado por duas faixas ou pontos. Um marca o local de desembarque da bike, a partir dali, somente pode ir correndo ou caminhando. O outro marca o local que você pode montar na bike. Subir ou descer depois das linhas é motivo de penalização.
 O seu material fica no chão ou cesto próximo da bike. Não pode nunca ser colocado ou jogado fora. É motivo de penalização.

TREINO DAS TRANSIÇÕES
Transição 1 (T1) - Transição da 1ª corrida para o pedal
Treino: simule a transição - deixe a sua bike e material arrumado. Corra no mínimo 1 km e entre na sua zona de transição. Siga essa sequencia:
1º Coloque o capacete e afivele.
2º Troque o seu tênis pela sapatilha (se for o caso)
3º Retire a bike do cavalete
4º Corra do lado da bike, segurando-a pelo banco
5º Monte na bike somente depois da linha de montar (ou embarque)

Transição 2 (T2) - Transição do pedal para a 2ª corrida
Treino: simule a transição - deixe o material arrumado. Sinalize a linha de desembarque. Pedale no mínimo 5 km e entre na sua zona de transição. Siga essa sequencia:
1º Desça pouco antes da linha de desembarque
2º Corra ou caminhe até o seu box
3º Coloque a bike no cavalete ou escore ela (cuidado para não derrubar, hein!!)
4º Coloque os tênis (troque a sapatilha, se for o caso)
5º Comece a correr, passadas curtas e acelere gradualmente

Dica 4 - Sua meta é completar o 1º duathlon

Seja conservador, não pense em fazer o melhor tempo possível no seu primeiro duathlon.
Mantenha a técnica na corrida, pedale com qualidade. A eficiência mecânica é fundamental no duathlon.
Complete seu primeiro duathlon, sinta-se orgulhoso e, com certeza, você vai querer muito em fazer o segundo, terceiro.....
Esse é o duathlon!!
Bora encarar?!

Bons treinos
#CORREpedalaCORRE

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO

Buenas!!! ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO! Primeiro, quero compartilhar com vocês a satisfação que tenho de contar com mais uma plataforma para nossos conteúdos: o Site do TREINO EFICIENTE ( www.treinoeficiente.com ). Os cursos e serviços estão organizados e logo teremos mais novidades!!  confira ! FADIGA Hoje, ao preparar o material para o Curso de Periodização (em  breve ), revisei a fadiga dentro do treinamento desportivo. É um ponto decisivo no treinamento, sobretudo esportes de resistência. A fadiga faz parte do processo de adaptação: E como tal, precisamos entender as suas manifestações para favorecer a adaptação do treino. DEFINIÇÃO Diminuição da capacidade de rendimento como reação às cargas de treinamento (G. Manso et al, 1996, citado por Verdugo, 1997) É um fenômeno passageiro e reversível. Ou seja, ocorre a redução da capacidade, porém, após um período adequado de recuperação, o estado de equilíbrio deve voltar. O estado crônico de

Elaboración de la Temporada Deportiva

Buenas!!! Periodizar el entreinamento és el camino para direccionar su mejor rendimiento para las principales pruebas de su temporada deportiva. Periodización és la división de su temporada en períodos y fases, con objetivos correspondientes. Eso permite conducir su prepararión para que su performance máxima sea en el período deseado. Lo que debe coincidir con su prueba principal. El problema de un entrenamiento sin periodización és el resultado aleatório, o sea, el deportista alcanza su máximo disempeño fuera de la época prevista (competencias principales). En la práctica: se llega al record personal en un simples entrenamiento. Cuando llega la prueba, estás cansado o en baja de rendimiento. Con la división en períodos y fases, su preparación táctica, física y psicológica será progressiva y programada para sus objetivos. Como hacerlo ? Definir la fecha de la Prueba Principal Dividir el macrociclo (número total de semanas): período preparatório / período competitivo / perío

ORGANIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE EXERCÍCIOS

ORGANIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE EXERCÍCIOS Os estímulos do treinamento físico são aplicados através dos exercícios. Qualquer atividade física realizada pelo atleta conduz a alterações bioquímicas, fisiológicas e psicológicas (Forteza, 2007, apud, Bompa, 1993). O direcionamento do treinamento depende das condições de realização dos exercícios: duração, intervalos, intensidade, etc... Porém, uma questão fundamental é a escolha dos exercícios. Elaborar um catálogo de exercícios para a modalidade específica reduz a margem de erro e torna o plano de treinamento mais eficiente. A seleção das tarefas motoras (exercícios) dependerão da relação da condição física do indivíduo e a carga de treinamento. Como escolher? Defina critérios que atendam ao objetivo do plano de treinamento: desempenho esportivo ou fitness. O trabalho é facilitado quando o profissional define critérios para a seleção. Os critérios são traduzidos pelas “classificações dos exercícios”. E a confusão oc

Lista VIP