Pular para o conteúdo principal

Parar ou não parar: entenda os sinais do seu corpo

Buenas!!!

Parar ou não parar?


Quando se fala em resistência é interessante pensar que significa a realização de um trabalho com efetividade, ao longo de um período de tempo.

Quando há redução da intensidade do exercício ou movimento perde qualidade, o indivíduo está em processo de fadiga. Deixa de ser efetivo.
Entendo que a qualidade do movimento deve ser o principal objetivo no treinamento de resistência, por isso elaborei conteúdos sobre Economia de Corrida. Para saber mais acesse o site.
Nesse processo, de chegar ao ponto de não aguentar mais, o indivíduo experimenta várias "sensações" e luta para manter o exercício.
Essa redução vai da sensação de cansaço até a fadiga.
Uma questão passa pela cabeça do atleta: está difícil, paro ou não paro?

Entenda os sinais do seu corpo

Dentro de um treino eficiente, acredito, e muito, que o atleta deva estabelecer um limite claro de quando o exercício ou prova pode ser um risco à sua saúde.
Para mim, nos esportes de resistência há uma linha muito tênue entre "superação" e "burrice".
Vi muitos atletas terem problemas sérios de lesões ou colapso físico em função de não saberem a hora de parar.
Vivemos um "boom" de registro dos treinos e competições em mídias sociais. Isso gera uma obrigação esportiva que muitas vezes não vem acompanhada da devida preparação física.
Posts do tipo "desistir nunca!", "...no pain, no gain!", "...a dor é passageira, a glória é eterna!", criam um ambiente ideal para transformar o esporte em fator de risco.
Entender os sinais do seu corpo é um passo racional para decidir é hora ou não de parar.
Falaremos de cansaço e fadiga.

Cansaço

O cansaço é uma diminuição da resistência. É evidenciado por deixar o exercício cada vez mais difícil de realizar na mesma intensidade.
Na primeira etapa do cansaço, um esforço da vontade pode fazer com que o atleta/praticante pode manter a intensidade do exercício. Chama-se CANSAÇO COMPENSADO.
Numa segunda etapa, a intensidade diminui, mesmo com a força de vontade. Isso é o chamado CANSAÇO NÃO COMPENSADO.
Na prática: não havendo lesão ou dor insuportável, tente continuar o exercício, reduza a intensidade (ritmo), descanse um pouco e siga.

Fadiga

A fadiga é a situação que o indivíduo não consegue continuar a prática do exercício físico.
É um fator multifatorial, mas basicamente, podemos classificar em fadiga periférica e fadiga central.
Fadiga periférica: quando a limitação é dada pela estrutura envolvida no exercício. Exemplo: membros inferiores durante a corrida.
Fadiga central: quando a limitação é em nível do sistema nervoso. Ou seja, o processo de transmissão do estímulo nervoso fica comprometido. Na prática, não há condições de enviar a ordem para os músculos.
Na prática: interrompa o exercício ou prova. O seu corpo está dando sinal que precisa parar para recuperar ou evitar danos maiores. Aqui a razão precisa ser maior que sua força de vontade.
Pense: "Perder" essa prova pode significar poder participar de outras. Não deixe que seja sua última.



Quando você começar a perder a efetividade do seu exercício, observe:

Concluindo, ouça o seu corpo e a única forma de superar seus limites é treinar com orientação profissional, seguindo um plano personalizado e progressivo. Não arrisque sua saúde.
 

Bons treinos!!!

Fonte: BARBANTI, J. VALDIR - Treinamento esportivo: teoria e prática - 2ª Ed. - São Paulo: Edgard Blücher, 1997

Quer saber mais sobre Treinamento Desportivo?
Acesse: www.treinoeficiente.com






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO

Buenas!!! ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO! Primeiro, quero compartilhar com vocês a satisfação que tenho de contar com mais uma plataforma para nossos conteúdos: o Site do TREINO EFICIENTE ( www.treinoeficiente.com ). Os cursos e serviços estão organizados e logo teremos mais novidades!!  confira ! FADIGA Hoje, ao preparar o material para o Curso de Periodização (em  breve ), revisei a fadiga dentro do treinamento desportivo. É um ponto decisivo no treinamento, sobretudo esportes de resistência. A fadiga faz parte do processo de adaptação: E como tal, precisamos entender as suas manifestações para favorecer a adaptação do treino. DEFINIÇÃO Diminuição da capacidade de rendimento como reação às cargas de treinamento (G. Manso et al, 1996, citado por Verdugo, 1997) É um fenômeno passageiro e reversível. Ou seja, ocorre a redução da capacidade, porém, após um período adequado de recuperação, o estado de equilíbrio deve voltar. O estado c...

Organize a sua sessão de treino e renda mais

Buenas!!! Treinar precisa ser um hábito, ou seja, precisa ter regularidade. E arrumar tempo, hoje em dia, tem sido um dos grandes desafios para quem quer manter sua rotina de treinamentos. Então, como aproveitar o máximo de uma sessão de treino? A sugestão de hoje é: organizar a sessão e respeitar sua estrutura Vamos ver duas opções de organização: tradicional e complementar A duração depende do tempo disponível e do tipo de esporte (resistência, velocidade, individual ou coletivo, etc...) a. Organização da sessão de treino tradicional: 1) Parte Inicial: aquecimento / objetivo - preparar o corpo para o treino 2) Parte Principal: Tarefas para o objetivo da sessão 3) Volta à calma: desaquecimento / objetivo - reduzir e preparar para o repouso b. Organização da sessão de treino complementar 1) Parte Inicial: aquecimento / objetivo - preparar o corpo para o treino 2) Parte Complementar: executar tarefas exercícios educativos, circuitos de força, flexibilidade e outra...

Quanto custa ser atleta amador?

Buenas!!! Quando um atleta decide treinar e competir regularmente, além dos limites físicos, terá como desafio o investimento no esporte. Mas afinal, quanto custa ser atleta amador? Essa é uma pergunta que vai depender da modalidade. Parece óbvio, mas vamos iniciar assim. Desde já, garanto que o investimento não dependerá exclusivamente de dinheiro.  Podemos dividir os gastos em duas categorias: valores monetários e valores psicossociobiológicos. Claro que a discussão conceitual pode ser maior, mas ajuda a tratar do assunto neste momento. Valores Monetários O seu orçamento irá limitar o esporte. Fator decisivo: condição financeira ou oportunidade de apoio/patrocínio São mais fáceis de contabilizar (não fáceis de pagar), seus valores são objetivos e serão levantados no planejamento inicial do treinamento. No nível amador, temos: Equipamento : vai do nível mínimo até os acessórios. Informe-se sobre o material obrigatório para poder participar. Inscrições para provas : o ...

Lista VIP