Pular para o conteúdo principal

HIIT é para todo mundo?

Buenas!!!

Quem frequenta academia ou treina já ouviu falar do HIIT (High Intensity Interval Training).

Está na moda, mas é um método antigo, consagrado e tem seu maior ícone Emil Zatopek (A Locomotiva Humana), único atleta a vencer numa mesma Olímpiada os 5.000 m, 10.000 m e Maratona (Helsinque, 1952). Realizava treinos de 60 tiros de 400 m, para 60 segundos.
O treino intervalado pode ser aplicado para diferentes modalidades e diferentes intensidades: baixa, média e alta intensidade.
O treino intervalado intensivo acaba atuando na via anaeróbica lática, ou seja, há produção de ácido lático. Diretamente associado com a fadiga.
Mas a questão que eu acho mais importante não é "quem?" pode fazer. A questão é "quando?" se deve aplicar o treino intervalado.

Para suportar o treino intervalado o praticante deve contar com um bom condicionamento aeróbico. O que quer dizer? Para treinar intenso você deve ter uma base aeróbica. Treinos longos e moderados.
Isso é possível com a divisão do seu treino em períodos de preparação, com objetivos progressivos.
Por isso, na minha opinião, para poder realizar o HIIT você deve desenvolver um bom condicionamento aeróbico e depois pensar nos intervalados.
Para periodizar o seu treino, o tempo mínimo indicado é três meses (12 semanas). Minha sugestão é:
- Preparação Geral: 06 semanas /objetivo: desenvolver capacidade aeróbica - predomínio treinos longos e moderados
- Preparação Específica: 04 semanas/objetivo: desenvolver potência aeróbica e resistência anaeróbica - predomínio treinos intervalados e aeróbicos moderados
- Período de transição: 02 semanas/objetivo: recuperação - predomínio treinos aeróbicos leves e moderados
Concluindo, o treino HIIT pode ser praticado após o condicionamento aeróbico que dê suporte para suportar a alta intensidade das sessões.

Interessado em mais conteúdos sobre Treinamento Desportivo?
Acesse: www.paulorobertosilva.com.br

Bons treinos!!!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO

Buenas!!! ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO! Primeiro, quero compartilhar com vocês a satisfação que tenho de contar com mais uma plataforma para nossos conteúdos: o Site do TREINO EFICIENTE ( www.treinoeficiente.com ). Os cursos e serviços estão organizados e logo teremos mais novidades!!  confira ! FADIGA Hoje, ao preparar o material para o Curso de Periodização (em  breve ), revisei a fadiga dentro do treinamento desportivo. É um ponto decisivo no treinamento, sobretudo esportes de resistência. A fadiga faz parte do processo de adaptação: E como tal, precisamos entender as suas manifestações para favorecer a adaptação do treino. DEFINIÇÃO Diminuição da capacidade de rendimento como reação às cargas de treinamento (G. Manso et al, 1996, citado por Verdugo, 1997) É um fenômeno passageiro e reversível. Ou seja, ocorre a redução da capacidade, porém, após um período adequado de recuperação, o estado de equilíbrio deve voltar. O estado c...

Organize a sua sessão de treino e renda mais

Buenas!!! Treinar precisa ser um hábito, ou seja, precisa ter regularidade. E arrumar tempo, hoje em dia, tem sido um dos grandes desafios para quem quer manter sua rotina de treinamentos. Então, como aproveitar o máximo de uma sessão de treino? A sugestão de hoje é: organizar a sessão e respeitar sua estrutura Vamos ver duas opções de organização: tradicional e complementar A duração depende do tempo disponível e do tipo de esporte (resistência, velocidade, individual ou coletivo, etc...) a. Organização da sessão de treino tradicional: 1) Parte Inicial: aquecimento / objetivo - preparar o corpo para o treino 2) Parte Principal: Tarefas para o objetivo da sessão 3) Volta à calma: desaquecimento / objetivo - reduzir e preparar para o repouso b. Organização da sessão de treino complementar 1) Parte Inicial: aquecimento / objetivo - preparar o corpo para o treino 2) Parte Complementar: executar tarefas exercícios educativos, circuitos de força, flexibilidade e outra...

Quanto custa ser atleta amador?

Buenas!!! Quando um atleta decide treinar e competir regularmente, além dos limites físicos, terá como desafio o investimento no esporte. Mas afinal, quanto custa ser atleta amador? Essa é uma pergunta que vai depender da modalidade. Parece óbvio, mas vamos iniciar assim. Desde já, garanto que o investimento não dependerá exclusivamente de dinheiro.  Podemos dividir os gastos em duas categorias: valores monetários e valores psicossociobiológicos. Claro que a discussão conceitual pode ser maior, mas ajuda a tratar do assunto neste momento. Valores Monetários O seu orçamento irá limitar o esporte. Fator decisivo: condição financeira ou oportunidade de apoio/patrocínio São mais fáceis de contabilizar (não fáceis de pagar), seus valores são objetivos e serão levantados no planejamento inicial do treinamento. No nível amador, temos: Equipamento : vai do nível mínimo até os acessórios. Informe-se sobre o material obrigatório para poder participar. Inscrições para provas : o ...

Lista VIP