Pular para o conteúdo principal

Quando posso fazer minha primeira maratona ou primeiro Ironman?



Buenas!!!

Muitas pessoas descobrem no esporte uma forma de melhorar a sua saúde e superar seus limites.
Alguns experimentam os primeiros quilômetros e já pensam em fazer a primeira maratona ou primeiro Ironman.

Muitos são os fundamentos para decidir quando é hora de ir mais longe. O Treinamento Desportivo permite estabelecer a estrutura da preparação física, baseada nos prazos, objetivos e perfil do indivíduo. Quer saber mais? Acesse www.paulorobertosilva.com.br.
Mas é possível evitar riscos desnecessários ou frustrações fazendo alguns questionamentos:

1. Tenho condições médicas? Faça exames e consulte seu médico para saber se terá condições de saúde para suportar os treinos e a prova alvo
2. Preciso fazer essa prova para ser um atleta? A resposta pode ser na forma de pergunta: essa prova é para mostrar resultado para mim ou para os outros? Isso acontece muito com a "obrigação" imposta pela postagem de resultados nas mídias sociais. Vale a pena investir e fazer do esporte o "seu" estilo de vida. Não para os outros.
3. Tenho dinheiro para investir na preparação e na prova? Essas provas longas custam dinheiro, e muito. Tanto na preparação, quanto a inscrição. São eventos consagrados e que precisam de estrutura, cobrando muito bem por tudo isso. Logo, consulte seu orçamento e assegure que não faltará recursos durante o treino e para o custeio da prova no dia. Pense em buscar apoiadores para o seu projeto.
4. Terei tempo para treinar? Olha, isso é fundamental quando se fala em provas de longa distância. Tempo. A carga de treinamento necessária e considerável e exige um tempo mínimo de treino para garantir sua saúde para a prova e um tempo maior ainda, para garantir resultados. Indico no mínimo 3 dias na semana, 60 minutos, para poder pensar em manter uma planilha.
5. Tenho orientação profissional para o treinamento?  Você pode estar pensando "treinar com orientação é caro!", mas eu garanto que treinar sem orientação é muito mais caro ainda. Sobretudo, preparação física para maratonas ou triathlons de longa distância. A programação (periodização) do treinamento, feita por um profissional, direciona sua preparação física e técnica, garantindo sua melhor perfomance na prova desejada. Reduz a chance de overtraining (excesso de treinamento) causado pela carga excessiva e sem orientação.
6. Já completei provas com distâncias menores? Pensar em 42 k sem ter sentido as dificuldades de 10  ou 21 km não é prudente. Tampouco, fazer um "Iron" sem passar pelas distâncias do sprint ou olímpico. Pense no esporte como uma montanha que exige uma escalada sem pular etapas.

Essas sugestões não são definitivas, mas me ajudam a organizar o meu treino e buscar minha realização esportiva. E evitaram muitas "cabeçadas".

Minha sugestão é que você experimente as distâncias de maneira progressiva. Ganhe experiência física e tática antes de buscar as distâncias de maratona ou Ironman. O tempo vai depender da sua aptidão física e do tempo que terá disponível para a preparação.
Enfim, desfrute do esporte, não importando a distância.
Ah, completar uma dessas provas não pode ser "sorte", tem que ser "treinamento".

Bons treinos!

www.paulorobertosilva.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO

Buenas!!! ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO! Primeiro, quero compartilhar com vocês a satisfação que tenho de contar com mais uma plataforma para nossos conteúdos: o Site do TREINO EFICIENTE ( www.treinoeficiente.com ). Os cursos e serviços estão organizados e logo teremos mais novidades!!  confira ! FADIGA Hoje, ao preparar o material para o Curso de Periodização (em  breve ), revisei a fadiga dentro do treinamento desportivo. É um ponto decisivo no treinamento, sobretudo esportes de resistência. A fadiga faz parte do processo de adaptação: E como tal, precisamos entender as suas manifestações para favorecer a adaptação do treino. DEFINIÇÃO Diminuição da capacidade de rendimento como reação às cargas de treinamento (G. Manso et al, 1996, citado por Verdugo, 1997) É um fenômeno passageiro e reversível. Ou seja, ocorre a redução da capacidade, porém, após um período adequado de recuperação, o estado de equilíbrio deve voltar. O estado c...

Organize a sua sessão de treino e renda mais

Buenas!!! Treinar precisa ser um hábito, ou seja, precisa ter regularidade. E arrumar tempo, hoje em dia, tem sido um dos grandes desafios para quem quer manter sua rotina de treinamentos. Então, como aproveitar o máximo de uma sessão de treino? A sugestão de hoje é: organizar a sessão e respeitar sua estrutura Vamos ver duas opções de organização: tradicional e complementar A duração depende do tempo disponível e do tipo de esporte (resistência, velocidade, individual ou coletivo, etc...) a. Organização da sessão de treino tradicional: 1) Parte Inicial: aquecimento / objetivo - preparar o corpo para o treino 2) Parte Principal: Tarefas para o objetivo da sessão 3) Volta à calma: desaquecimento / objetivo - reduzir e preparar para o repouso b. Organização da sessão de treino complementar 1) Parte Inicial: aquecimento / objetivo - preparar o corpo para o treino 2) Parte Complementar: executar tarefas exercícios educativos, circuitos de força, flexibilidade e outra...

Quanto custa ser atleta amador?

Buenas!!! Quando um atleta decide treinar e competir regularmente, além dos limites físicos, terá como desafio o investimento no esporte. Mas afinal, quanto custa ser atleta amador? Essa é uma pergunta que vai depender da modalidade. Parece óbvio, mas vamos iniciar assim. Desde já, garanto que o investimento não dependerá exclusivamente de dinheiro.  Podemos dividir os gastos em duas categorias: valores monetários e valores psicossociobiológicos. Claro que a discussão conceitual pode ser maior, mas ajuda a tratar do assunto neste momento. Valores Monetários O seu orçamento irá limitar o esporte. Fator decisivo: condição financeira ou oportunidade de apoio/patrocínio São mais fáceis de contabilizar (não fáceis de pagar), seus valores são objetivos e serão levantados no planejamento inicial do treinamento. No nível amador, temos: Equipamento : vai do nível mínimo até os acessórios. Informe-se sobre o material obrigatório para poder participar. Inscrições para provas : o ...

Lista VIP