Pular para o conteúdo principal

Será que cumprir sempre o ritmo previsto garante o sucesso do treinamento?

Buenas!!!

Será que cumprir sempre o ritmo previsto garante o sucesso do treinamento?

Chegou o dia do treino e você cumpriu exatamente o previsto na planilha. "Ritmo Moderado / pace 4min15seg/km". Marcado no GPS. Missão cumprida
Na verdade, chegou até mais cansado do que o normal. Acabou correndo num lugar diferente, com muito mais subidas. Precisou puxar para fazer o pace.
"Custou mais fazer 4/km". Mas, beleza, foi pra conta.
No outro dia estava previsto Treino Forte e você não conseguiu recuperar bem.
Estou piorando? Vou ter que forçar mais ainda hoje? Estou fraco?
Uma solução é interpretar a planilha considerando a medida da CARGA ABSOLUTA e CARGA RELATIVA.

Carga Absoluta e Carga Relativa

A planilha que o atleta ou aluno recebe mostra as tarefas que representam a carga de treinamento.
Planejada para orientar adaptações específicas, em função da combinação do volume e intensidade  (carga) dos exercícios. Ou seja, faixas de esforço dentro de um ritmo determinado.
No exemplo acima, as adaptações planejadas dependem que o exercício seja na faixa Moderada, baseada nos testes de ritmo.

A questão é analisar a tarefa dividindo da seguinte forma a carga prevista:

Ritmo: Moderado: Representa a CARGA RELATIVA- é a medida da resposta de cada indivíduo da carga do treino. O método usado no exemplo foi Percepção Subjetiva do Esforço (fraco, moderado e forte).

Pace: 4min/km: Representa a CARGA ABSOLUTA- é a medida que é medida de forma objetiva. A sua intensidade é baseada no % do ritmo dos testes de avaliação.

A combinação dos métodos pode ser a chave

Uma das chaves para um treinamento eficiente é a flexibilidade do seu controle.
Depositar todo o controle em apenas pode reduzir a chance de acompanhamento dos resultados ou, até mesmo, da segurança da sessão.
São inúmeros os métodos possíveis para acompanhar a carga de treino e seu impacto. A classificação de carga relativa e carga absoluta é uma delas.
Escolha os métodos que você conhece ou estude outros que serão úteis. (ritmo + Percepção do esforço / ritmo + % Frequencia Cardíaca).
Assim, flexibiliza que o aluno ou atleta corra fora do ritmo, mas dentro da faixa de esforço planejada. Ou, perceba que pode ir mais rápido sem perder o grau de esforço

Concluindo, fixar o sucesso de treinamento somente a um tipo de controle pode representar a limitação da eficiência do treinamento. Uma opção é a combinação de métodos que permitam medir o grau da carga absoluta e o grau da carga relativa, agregando uma flexibilidade adequada.

Abraço e bons treinos!

Curtiu?
Compartilhe

TREINO EFICIENTE
#nadaRESISTEaoTREINO





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO

Buenas!!! ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO! Primeiro, quero compartilhar com vocês a satisfação que tenho de contar com mais uma plataforma para nossos conteúdos: o Site do TREINO EFICIENTE ( www.treinoeficiente.com ). Os cursos e serviços estão organizados e logo teremos mais novidades!!  confira ! FADIGA Hoje, ao preparar o material para o Curso de Periodização (em  breve ), revisei a fadiga dentro do treinamento desportivo. É um ponto decisivo no treinamento, sobretudo esportes de resistência. A fadiga faz parte do processo de adaptação: E como tal, precisamos entender as suas manifestações para favorecer a adaptação do treino. DEFINIÇÃO Diminuição da capacidade de rendimento como reação às cargas de treinamento (G. Manso et al, 1996, citado por Verdugo, 1997) É um fenômeno passageiro e reversível. Ou seja, ocorre a redução da capacidade, porém, após um período adequado de recuperação, o estado de equilíbrio deve voltar. O estado c...

Curso Online de Periodização do Treinamento Desportivo

Curso completo para a periodização de esportes de resistência. Sistema de gestão da periodização seguindo as fases: Diagnóstico, Planejamento, Aplicação e Controle. O curso oferece 25 videos, divididos em 6 módulos. Além dos vídeos, o curso conta com material didático do conteúdo apresentado, planilhas de Macrociclo, Mesociclo e microciclo e organização da periodização. Conheça e aplique a estrutura de preparação para que o seu aluno/atleta apresente o melhor desempenho esportivo nas provas e períodos determinados. Isso é periodização. Investimento: apenas R$ 85,00 Aprenda a prescrever um treinamento periodizado e direcione o melhor resultado do seu aluno ou atleta para as provas principais.  Não perca tempo! Inscrições e informações www.treinoeficiente.com

Quanto custa ser atleta amador?

Buenas!!! Quando um atleta decide treinar e competir regularmente, além dos limites físicos, terá como desafio o investimento no esporte. Mas afinal, quanto custa ser atleta amador? Essa é uma pergunta que vai depender da modalidade. Parece óbvio, mas vamos iniciar assim. Desde já, garanto que o investimento não dependerá exclusivamente de dinheiro.  Podemos dividir os gastos em duas categorias: valores monetários e valores psicossociobiológicos. Claro que a discussão conceitual pode ser maior, mas ajuda a tratar do assunto neste momento. Valores Monetários O seu orçamento irá limitar o esporte. Fator decisivo: condição financeira ou oportunidade de apoio/patrocínio São mais fáceis de contabilizar (não fáceis de pagar), seus valores são objetivos e serão levantados no planejamento inicial do treinamento. No nível amador, temos: Equipamento : vai do nível mínimo até os acessórios. Informe-se sobre o material obrigatório para poder participar. Inscrições para provas : o ...

Lista VIP