Pular para o conteúdo principal

5 passos para prescrever uma planilha de corrida de rua



Buenas!!!!

Profissionais e Acadêmicos de Educação Fisica


Hoje a conversa é com você Profissional e Acadêmico de Educação Física que já prescreve ou pretende trabalhar com corrida de rua.
Elaborar uma planilha de treinamento é parte de um Programa de Treinamento. É preciso entender que ela faz parte de um sistema e não pode ser analisada isoladamente.
Acredito que estamos num momento bastante delicado para o Educador Físico. Estamos disputando com planilhas de revistas, aplicativos e musa fitness, que "guiam" o treinamento de pessoas que não têm o cuidado de buscar orientações especializada.
Nesse cenário, a corrida de rua tem crescido (e muito) e com isso o número de praticantes sem orientação tem criado uma grande quantidade de lesões e frustrações. Na maioria das vezes, fruto da sobrecarga errada e falta de técnica adequada.
A solução para nós Profissionais e Acadêmicos é estudar muito e elaborar estudar muito e prescrever um Programa de Treinamento específico e individualizado. Ou seja, específico para a modalidade trabalhada e individualizada para o nível do seu aluno/atleta.

5 Passos para prescrever uma planilha de corrida de rua

Não tenho a pretensão de esgotar o assunto ou sugerir uma saída milagrosa. Mas estes passos podem te ajudar.
Vamos entender que "planilha" é a distribuição dos treinos nas sessões. Distâncias, ritmo e intensidade. Tudo o que o aluno deve fazer. 
Considero que é complicado partir direto para a elaboração da planilha. Isso pode gerar muitos erros, como carga errada, sessões mal distribuídas (aluno não tem tempo para fazer tudo....)
Uma ideia é seguir estes passos:

1º CONHEÇA O SEU ALUNO

Faça um diagnóstico do seu aluno:
- Anamnese: levantando histórico de lesões e experiência na modalide
- Classificação do nível: iniciante, intermediário, avançado ou atleta
- Solicite atestado médico: é fundamental para a segurança do aluno

2º CONHEÇA A MODALIDADE

Faça um diagnóstico da modalidade:
- Análise biomecânica: qual o gesto esportivo, qual a técnica mais adequada para a distância da prova
- Análise bioenergética: qual a duração da prova e a via energética predominantes
- Qualidades Físicas intervenientes: baseado na análise bioenergética defina quais as qualidades físicas mais importantes e a ordem de prioridade

3º DEFINA O PRAZO DO PLANO

Pode ser em função das datas das provas ou tempo que pretende treinar. O mínimo sugerido um plano de treinamento é 3 meses. Isso permite periodizar.

4º DEFINA QUANTOS DIAS E TEMPO PARA TREINAR

- Quantos dias por semana? Mínimo 3 vezes
- Quanto tempo cada sessão? Para corrida de rua, no mínimo 30 minutos por sessão

5º DEFINIR OS TIPOS DE TREINOS

Para tornar a sua prescrição mais eficiente, ela deve ser feita após os 4 passos iniciais.
Por que?
1) O programa será específico: você já terá o perfil da modalidade, qual duração e qualidades físicas que precisam ser trabalhadas e quais métodos e exercícios mais adequados
2) O programa será individualizado: você já terá o perfil do aluno/atleta. Seu nível e experiência, objetivos e tempo disponível para distribuir os treinos.

Distribua os treinos de acordo com o tempo da sessão
Distribua os Treinos Específicos: de corrida (longo, ritmo, estabilizador, regenerativo, intervalado)
Distribua os Treinos Complementares: força, flexibilidade e técnica

Jogue com o tempo da sessão, deixe os treinos de longo no final da semana e não coloque muito exercício complementar. Deixe para colocar mais complementar nos dias de corrida regenerativa.
Mas não deixe de ter na semana os treinos específicos e complementares.

Depois de tudo isso feito, prescrever a planilha será mais próximo do ideal. Os ajustes são para calibrar a carga e ajustar alguns detalhes. Mas o erro será bem menor que partir direto para a prescrição.

Bom, espero que você tenha curtido!

Visite o nosso site www.treinoeficiente.com e acompanhe conteúdos especializados em Treinamento Desportivo.

Abraço e bons treinos
PAULO ROBERTO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO

Buenas!!! ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO! Primeiro, quero compartilhar com vocês a satisfação que tenho de contar com mais uma plataforma para nossos conteúdos: o Site do TREINO EFICIENTE ( www.treinoeficiente.com ). Os cursos e serviços estão organizados e logo teremos mais novidades!!  confira ! FADIGA Hoje, ao preparar o material para o Curso de Periodização (em  breve ), revisei a fadiga dentro do treinamento desportivo. É um ponto decisivo no treinamento, sobretudo esportes de resistência. A fadiga faz parte do processo de adaptação: E como tal, precisamos entender as suas manifestações para favorecer a adaptação do treino. DEFINIÇÃO Diminuição da capacidade de rendimento como reação às cargas de treinamento (G. Manso et al, 1996, citado por Verdugo, 1997) É um fenômeno passageiro e reversível. Ou seja, ocorre a redução da capacidade, porém, após um período adequado de recuperação, o estado de equilíbrio deve voltar. O estado c...

Curso Online de Periodização do Treinamento Desportivo

Curso completo para a periodização de esportes de resistência. Sistema de gestão da periodização seguindo as fases: Diagnóstico, Planejamento, Aplicação e Controle. O curso oferece 25 videos, divididos em 6 módulos. Além dos vídeos, o curso conta com material didático do conteúdo apresentado, planilhas de Macrociclo, Mesociclo e microciclo e organização da periodização. Conheça e aplique a estrutura de preparação para que o seu aluno/atleta apresente o melhor desempenho esportivo nas provas e períodos determinados. Isso é periodização. Investimento: apenas R$ 85,00 Aprenda a prescrever um treinamento periodizado e direcione o melhor resultado do seu aluno ou atleta para as provas principais.  Não perca tempo! Inscrições e informações www.treinoeficiente.com

Quanto custa ser atleta amador?

Buenas!!! Quando um atleta decide treinar e competir regularmente, além dos limites físicos, terá como desafio o investimento no esporte. Mas afinal, quanto custa ser atleta amador? Essa é uma pergunta que vai depender da modalidade. Parece óbvio, mas vamos iniciar assim. Desde já, garanto que o investimento não dependerá exclusivamente de dinheiro.  Podemos dividir os gastos em duas categorias: valores monetários e valores psicossociobiológicos. Claro que a discussão conceitual pode ser maior, mas ajuda a tratar do assunto neste momento. Valores Monetários O seu orçamento irá limitar o esporte. Fator decisivo: condição financeira ou oportunidade de apoio/patrocínio São mais fáceis de contabilizar (não fáceis de pagar), seus valores são objetivos e serão levantados no planejamento inicial do treinamento. No nível amador, temos: Equipamento : vai do nível mínimo até os acessórios. Informe-se sobre o material obrigatório para poder participar. Inscrições para provas : o ...

Lista VIP