Pular para o conteúdo principal

Como organizar diferentes objetivos dentro de uma mesma sessão de treinamento?



Buenas!!!

Treinar para esportes ou fitness exige o desenvolvimento de diversas capacidades físicas, técnicas e táticas. Isso gera diferentes tipos de treinos e objetivos que precisam ser organizados dentro de uma mesma sessão. Como organizar e evitar influências negativa entre os tipos de objetivos na mesma sessão?

Essa é uma dúvida muito presente no treinamento, a famosa pergunta "musculação antes ou depois da corrida?" mostra isso. Mas esse é apenas um tipo de combinação de objetivos. Neste post vamos aprofundar o assunto e fundamentar a escolha de sequencias favoráveis de objetivos.

Cargas Seletivas e Cargas Complexas
Quando montamos um treino buscamos influenciar os sistemas de treinamentos. De acordo com a orientação da carga ela pode ser:
1) Seletiva:
A carga de treinamento influencia, principalmente, um sistema. Ex. Resistência aeróbica - corrida 40 minutos

2) Complexa:
A carga de treinamento influencia dois ou mais sistemas. Ex Treino de técnica e resistência aeróbica

Segundo Gomes (2009), no esporte não é possível garantir que uma carga seja realmente seletiva. Para isso a chave é combinar sequencias de objetivos que gerem influencias positivas nas adaptações.

CRITÉRIOS PARA ORGANIZAR OS OBJETIVOS DENTRO DA MESMA SESSÃO
Escolha 2 e no máximo 3 objetivos e organize sua sessão em função de critérios

1) Escolher em função da prioridade
O foco é manter a qualidade do treino principal e reduzir a carga do treino secundário. A questão de ordem depende do perfil do atleta. O importante é priorizar.
Exemplo: o treino de quarta é Corrida Intervalada e Musculação.
1ª situação: faz a corrida normal e depois musculação (dar ênfase para membros superiores ou tronco)
2ª situação: faz musculação e depois corrida (dar ênfase para membros superiores ou tronco)
Em ambos os casos, se incluir perna na musculação, deve ser 1 ou 2 exercícios moderados

2) Escolher em função do Sistemas energéticos: 
Definir qual é o sistema de energia do exercício e seguir a ordem do quadro abaixo


2) Escolher em função do tipo de exercício: 
Ver qual é a qualidade física que o exercício vai trabalhar e seguir as combinações do quadro abaixo


 3) Escolher em função dos treinos da semana (microciclo): 
É preciso visualizar o que vai ser trabalhado ao longo da semana e agrupar as sessões. Veja a sugestão de organização para uma semana. Considerar o tempo de recuperação entre as sessões

CONCLUINDO

Todas as tarefas e seus objetivos vão causar influencias entre si. Sobretudo, na mesma sessão.
A finalidade de organizar a sequencia de objetivos dentro de uma mesma sessão é promover uma influência positiva ou que não cause prejuízo para a sessão.
Portanto, escolha no máximo 3 objetivos e ordene conforme os critérios apresentados, sempre respeitando o perfil do atleta.

Abraço e bons treinos!!!

Paulo Roberto
www.treinoeficiente.com


Gostou?
Curta a página TREINO EFICIENTE
e acompanhe nossos conteúdos!
https://web.facebook.com/treinoeficiente/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO

Buenas!!! ENTENDA A FADIGA E MELHORE O SEU TREINAMENTO! Primeiro, quero compartilhar com vocês a satisfação que tenho de contar com mais uma plataforma para nossos conteúdos: o Site do TREINO EFICIENTE ( www.treinoeficiente.com ). Os cursos e serviços estão organizados e logo teremos mais novidades!!  confira ! FADIGA Hoje, ao preparar o material para o Curso de Periodização (em  breve ), revisei a fadiga dentro do treinamento desportivo. É um ponto decisivo no treinamento, sobretudo esportes de resistência. A fadiga faz parte do processo de adaptação: E como tal, precisamos entender as suas manifestações para favorecer a adaptação do treino. DEFINIÇÃO Diminuição da capacidade de rendimento como reação às cargas de treinamento (G. Manso et al, 1996, citado por Verdugo, 1997) É um fenômeno passageiro e reversível. Ou seja, ocorre a redução da capacidade, porém, após um período adequado de recuperação, o estado de equilíbrio deve voltar. O estado c...

Curso Online de Periodização do Treinamento Desportivo

Curso completo para a periodização de esportes de resistência. Sistema de gestão da periodização seguindo as fases: Diagnóstico, Planejamento, Aplicação e Controle. O curso oferece 25 videos, divididos em 6 módulos. Além dos vídeos, o curso conta com material didático do conteúdo apresentado, planilhas de Macrociclo, Mesociclo e microciclo e organização da periodização. Conheça e aplique a estrutura de preparação para que o seu aluno/atleta apresente o melhor desempenho esportivo nas provas e períodos determinados. Isso é periodização. Investimento: apenas R$ 85,00 Aprenda a prescrever um treinamento periodizado e direcione o melhor resultado do seu aluno ou atleta para as provas principais.  Não perca tempo! Inscrições e informações www.treinoeficiente.com

Quanto custa ser atleta amador?

Buenas!!! Quando um atleta decide treinar e competir regularmente, além dos limites físicos, terá como desafio o investimento no esporte. Mas afinal, quanto custa ser atleta amador? Essa é uma pergunta que vai depender da modalidade. Parece óbvio, mas vamos iniciar assim. Desde já, garanto que o investimento não dependerá exclusivamente de dinheiro.  Podemos dividir os gastos em duas categorias: valores monetários e valores psicossociobiológicos. Claro que a discussão conceitual pode ser maior, mas ajuda a tratar do assunto neste momento. Valores Monetários O seu orçamento irá limitar o esporte. Fator decisivo: condição financeira ou oportunidade de apoio/patrocínio São mais fáceis de contabilizar (não fáceis de pagar), seus valores são objetivos e serão levantados no planejamento inicial do treinamento. No nível amador, temos: Equipamento : vai do nível mínimo até os acessórios. Informe-se sobre o material obrigatório para poder participar. Inscrições para provas : o ...

Lista VIP